Pular para o conteúdo principal

Um farol no pampa [ou de como a guerra destrói planos]


Spin Off de A Casa das Sete Mulheres, o segundo livro da trilogia na qual a autora se propõe a contar a história dos pampas gaúchos desde a Revolução Farroupilha, Um farol no pampa  (Bertrand Brasil, 2017, 459 páginas, R$52,90) é uma revelação. Não porque amplie o universo de algumas personagens, mas também porque possui um plano de fundo de um período histórico que muito nos interessa.
Com a vitória do Império, terminada a Revolução Farroupilha em 1845, os revolucionários farroupilhas, assim como os membros da família do general Bento Gonçalves, retratada em livro anterior, retorna à estância da Barra, para seguir a vida com as perdas e os ganhos. Neste novo livro, Bento vive adoentado e recolhido na companhia de sua esposa, Caetana. O livro Um farol no pampa inicia, portanto, no ano de 1847, quando a paz parecia algo definitivo após um longo período de batalhas.

            Parecia, mas a vida nada é como planejado. Logo, os homens se verão envolvidos em mais um conflito envolvendo não mais só a região gaúcha, mas outro país.

            O protagonista, dessa vez, é masculino e chama-se Matias, personagem que já nos foi apresentado em A casa das sete mulheres. Mas ainda há a predominância de personagens femininas na narrativa que fortemente relacionam o seu papel no desenvolvimento dos acontecimentos, afinal, as mulheres são personagens marcantes no desenrolar da trama e dos conflitos da narrativa.
            A história de Matias se une a das sete mulheres da estância que ficaram sozinhas a espera dos homens que foram à Revolução Farroupilha. Temos também neste livro os diários da doce Manuela (que ainda vive à espera de Garibaldi e, acreditem, tem muita coisa para revelar) e por meio deles vamos tomando conhecimento da guerra, das aflições, dos familiares envolvidos na sangrenta Guerra do Paraguai, mas também do amor dela pelo italiano Garibaldi, que dessa vez não ganha tanto destaque na obra. Alguns de seus primos e primas casaram e construíram família, outros, ainda enfrentam dificuldades, seja pela perda, seja pela saudade.
            Assim, a narrativa intercala entre o romance de Matias e Inácia, a de Manuela e ainda a de Maria Angélica, filha de Caetana e Antonio, que ao herdar a estância do Brejo, para lá retorna a fim de conhecer o lugar que tanto marcou sua família.
            É o testamento do pai de Matias, o senhor Antonio Gutierrez, que dá o gatilho inicial para conhecermos a vida, as frustrações e angústias da alma de Matias. Após a Revolução Farroupilha, é narrada a evolução e crescimento do menino Matias, assim como suas primeiras descobertas e paixão pela prima Inácia.
            Matias Gutierrez, o protagonista, segue o exemplo de força, coragem e bravura de sua avó, dona Antonia. Ele apaixona-se por Inácia, neta de Caetana, mas como ele lutará na Guerra do Paraguai (que passa agora a ser o plano de fundo, assim como a Revolução Farroupilha foi no primeiro volume da trilogia), o romance do casal enfrentará alguns percalços e circunstâncias da vida em tempos de guerra, pois assim como Matias, outros homens da família de Bento Gonçalves mais uma vez partirão para as batalhas, deixando aflitas as mulheres, que dobrando os joelhos no chão, interpelam orações e preces pela sobrevivência dos familiares. Às vezes até há compaixão pelos inimigos de guerra, outras, são preces em prol de um amor que viveu uma decepção.
            Os tempos de guerra duram 6 anos, pois a Guerra do Paraguai aconteceu no período de 1864-1870, período no qual o Império era a forma de governo no Brasil. Se no primeiro volume dessa saga, a Revolução Farroupilha era a protagonista, aqui temos a Guerra do Paraguai protagonizando mortes e muito sofrimento. Nesse período de violência e furor, vemos um destino já fragmentado e cheio de dificuldades para o casal Inácia e Matias, pois ao mesmo tempo que sua história parece particular, ganha ares de universalidade quando os acontecimentos da História do Brasil mostram que foram muitas as famílias esfaceladas pela guerra. Como o espaço predominante não é mais os pampas gaúchos, as terras paraguaias ganham o enfoque na narrativa e apresentam, da mesma forma que no primeiro livro, como as privações, mortes (que não são poucas), o sangue, as doenças e até mesmo a defesa pela pátria ocasionam tragédias.

Leticia Wierzchowski usa aqui acolá um vocabulário próprio do início do século XIX, quando ainda o português conservava o pronome de tratamento Vosmecê, por exemplo, ou ainda quando D. Ana, da estância, vê a chegada dos paraguaios em terras do Rio Grande do Sul.

"Pena que não estarei viva para saber do causo.... 
Falava com um sorriso, como quem fazia uma última troça. Não tinha medo de morrer, temia mesmo era deixar a estância e a família. A morte era em verdade um descanso, um luxo que, àquela altura da vida -  quantos anos teria então? quase oitenta - ela almejava sinceramente.
José sorriu-lhe com benevolência. Pegou a mão esquálida entre as suas.
- Deixe disso, madre. Vosmecê vai estar viva para ver o último destes paraguaios ser expulso do Rio Grande.

Mesmo quando a guerra é narrada, a autora usa de artifícios poéticos para contar como História também se ficcionaliza.  E a morte parece até algo romantizado.
O nome do livro deve-se a existência de um farol edificado por D. Ana, que sonhava tê-lo como referência aos navegantes que passavam pelo rio próximo à sua estância. O mesmo farol que ilumina e guia, será palco do triste desfecho de muitos personagens do primeiro livro da trilogia. Um farol no pampa é, portanto, um belo fim para a saga de uma família que foi iniciada em A casa das sete mulheres, pois nele o amor vivia rodeado de tragédia e o futuro era sempre um mistério para aqueles que partiram para a guerra.
A pintura da capa do livro é da mesma autoria dos outros, que preserva o excelente design de capa, que junto à boa diagramação do livro faz com que desejemos ler cada vez mais sobre a história da família de Bento. 
Letícia Wierzchowski parece querer contar uma história das terras gaúchas, assim como o fez Érico Veríssimo em sua monumental obra O tempo e o vento. Envolvendo história, romance e lutas, a escritora dá aos pampas gaúchos mais valor literário.


SOBRE A AUTORA:
Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre, RS, em1972, e estreou na literatura em 1998 com o romance O anjo e o resto de nós. A autora é considerada uma das maiores revelações da literatura nacional do início do século XXI. Uma das raras escritoras a perceber e a traduzir, em palavras, a personalidade, o sentido e o poder de ação de personagens e cenários brasileiros. Em 2003 o romance A casa das sete mulheres foi adaptado pela Rede Globo em uma série de 50 capítulos. Desde então, a produção televisiva já foi veiculada em quase 30 países, e a obra de Leticia ganhou caminhos internacionais. Ela tem livros editados na Espanha, Portugal, Grécia, Itália e Sérvia-Montenegro.

FONTES:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar