O curioso convite de Tatiana Salém Levy para comentar literatura num jornal de economia deu a ela a oportunidade de angariar um público cada vez mais ligado ao mundo dos negócios. Suas crônicas, pois, refletem, tanto a literatura quanto ao mundo no qual estamos imersos: cheio de conflitos, problemas políticos, éticos e, claro, culturais, abrangendo, portanto, a literatura, nosso foco aqui.
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O incrível
livro “A chave da casa” foi um fenômeno na época e conferiu à autora prêmios e um sucesso imediato. É o
seu livro de estreia e também o mais bem-acabado, podemos dizer. O título para
este mais novo livro O mundo não vai acabar (Tatiana Salem Levy, 1ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017, 180 páginas) é explicado pela autora:
“O Brasil é um país que não fala muito da própria
memória. Com essa seleção, eu quis um livro que apontasse para um futuro
melhor. O presente está tão ruim, não só no Brasil, que escutamos o tempo todo
que o mundo vai acabar.” (LEVY, 2017)
É uma compilação
de crônicas que a autora escreveu para o Jornal Valor Econômico, mas tão
somente, já que o livro traz muitos textos inéditos também.
Assim, a
própria autora (que ao que me parece foi ela mesma a organizadora do livro, a
edição não nos dá essa informação) divide-o em três partes uníssonas:
Na primeira
(Tudo nos leva a crer que sim), ela
se dedica a discutir questões mais essencialmente políticas, como relações
entre a eleição do presidente americano Donald Trump e os textos literários,
assim como também a violência contra a mulher. Ainda nesta primeira parte a
escritora e ensaísta relaciona a obra de Hannah Arendt à origens do totalitarismo
com a eleição de Trump, mas também comenta outros conflitos, usando textos de
Amós Oz para ilustrar o artigo “Onde temos razão não podem crescer flores”.
Sobre o estupro, a Tatiana traz um dos livros cuja temática se faz mais
preponderante: Desonra, do J.M. Coetezee. Mas ela também discute textos
acadêmicos, como o famoso Antropofagia –
Palimpsesto Selvagem, de Beatriz Azevedo, livro muito bom para quem
transita nas ciências sociais. No fim desta primeira parte, a escritora ainda
trata em seus ensaios de temas mais midiáticos, como o assédio à masterchef mirim
do programa MasterChef Júnior.
O livro
segue na segunda parte (Sem memória, não
há presente),conferindo um certo engajamento em mostrar como a memória é
importante para construir um presente menos suscetível ao esquecimento de
tragédias e outros acontecimentos e conflitos traumáticos. Para isso, ela
inicia esta parte comentando e relacionando o contexto da ditadura com um
romance que eu, particularmente, adoro. É K.,
de Bernardo Kucinski, que semelhante ao universo kafkiano, mostra a busca
frustrada de um pai pela filha. Tatiana também discorre nos ensaios sobre Lima
Barreto e um dos personagens mais marcantes da nossa literatura: o herói
frustrado Quaresma. Sobre a importância do passado, ela discute a obra A memória de todos nós, de Eric
Nepomuceno para embasar o artigo O passado é agora. E ela conclui esta segunda
parte com o emocionante relato Coisas que
ela sabe.
“A arte tem esse poder de transformar emocionando.
Uma pessoa, várias pessoas, um povo. É essa emoção que interessa à filosofia contemporânea.
Um movimento para fora capaz de se abrir para questões da sociedade, como o
luto das mulheres do filme de Eisenstein, que termina por virar uma revolução política”
(p. 134)
A terceira
parte (Onde há literatura, há mundo),
como o título sugere, é o ápice e onde a escritora se dedica mais profundamente
a mostrar como a literatura se relaciona com a realidade externa que construímos.
Os nomes aqui são Melville, Clarice Lispector, Virginia Woolf, dentre outros contemporâneos,
como Alexandre Vidal Porto, Gonçalo M. Tavares (que eu adoro) e até a
queridinha do momento Elena Ferrante, mas também os filósofos Juan-Luc Nancy,
Deleuze, Foucault. A escritora também
não nega a influência de Marguerrite Durras em sua escrita literária. O livro
termina de forma fenomenal comentando o incrível O amor dos homens avulsos, de Victor Henringer.
“Não sei se estou sendo otimista além da conta, mas
faz parte da personalidade de quem lê literatura ter esperança, mesmo diante
dos cenários mais tenebrosos” (p. 142
Percebemos em
suas crônicas como Tatiana se esmera em sempre relacionar literatura (e sua importância)
com os fatos cotidianos que acontecem ao nosso redor, mesmo que seja do outro
lado do mundo, alguns com viés político, outros, com linguagem sublimemente
poética. Sua maneira leve de escrever e falar de temas tão densos, polêmicos
nos faz entender como a literatura humaniza as pessoas e nos possibilita um
olhar cada vez mais amplo acerca dos acontecimentos e/ou comportamentos pessoais
e universais.
A edição tem orelha de Marcia Tiburi e essa capa lindona feita pelo Estúdio Insólito. Nem precisa dizer que é um livro indicado para todos os públicos, mas principalmente para quem gosta de perceber a relação da literatura com os fatos sociais. É um livro com uma escrita que flui facilmente entre nós.
SOBRE A AUTORA:
Tatiana Salem Levy é uma escritora brasileira nascida em Lisboa, tendo
aos nove meses de idade ido para o Brasil. Para além de ter a nacionalidade
brasileira, Tatiana Salem Levy, tem ascendência judia, portuguesa, assim como
turca. Destacou-se no seu romance autobiográfico a que deu o título de "A
Chave da Casa". Tatiana Salem Levy é escritora, tradutora e doutora em Estudos
de Literatura. Publicou o livro A experiência do fora: Blanchot, Foucault e
Deleuze (Relume Dumará) e contos na revista Ficções 11 (7Letras) e nas
antologias Paralelos (Agir) e 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura
brasileira (Record). A chave de casa, seu romance de estréia, foi publicado
primeiramente em Portugal, pela editora Cotovia.
FONTES E REFERÊNCIAS:
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