Pular para o conteúdo principal

Literatura para um mundo voraz


O curioso convite de Tatiana Salém Levy para comentar literatura num jornal de economia deu a ela a oportunidade de angariar um público cada vez mais ligado ao mundo dos negócios. Suas crônicas, pois, refletem, tanto a literatura quanto ao mundo no qual estamos imersos: cheio de conflitos, problemas políticos, éticos e, claro, culturais, abrangendo, portanto, a literatura, nosso foco aqui.

______________

O incrível livro “A chave da casa” foi um fenômeno na época e conferiu à autora prêmios e um sucesso imediato. É o seu livro de estreia e também o mais bem-acabado, podemos dizer. O título para este mais novo livro O mundo não vai acabar (Tatiana Salem Levy, 1ª ed.  Rio de Janeiro: José Olympio, 2017, 180 páginas)  é explicado pela autora:


“O Brasil é um país que não fala muito da própria memória. Com essa seleção, eu quis um livro que apontasse para um futuro melhor. O presente está tão ruim, não só no Brasil, que escutamos o tempo todo que o mundo vai acabar.” (LEVY, 2017)

É uma compilação de crônicas que a autora escreveu para o Jornal Valor Econômico, mas tão somente, já que o livro traz muitos textos inéditos também.

Assim, a própria autora (que ao que me parece foi ela mesma a organizadora do livro, a edição não nos dá essa informação) divide-o em três partes uníssonas:

Na primeira (Tudo nos leva a crer que sim), ela se dedica a discutir questões mais essencialmente políticas, como relações entre a eleição do presidente americano Donald Trump e os textos literários, assim como também a violência contra a mulher. Ainda nesta primeira parte a escritora e ensaísta relaciona a obra de Hannah Arendt à origens do totalitarismo com a eleição de Trump, mas também comenta outros conflitos, usando textos de Amós Oz para ilustrar o artigo “Onde temos razão não podem crescer flores”. Sobre o estupro, a Tatiana traz um dos livros cuja temática se faz mais preponderante: Desonra, do J.M. Coetezee. Mas ela também discute textos acadêmicos, como o famoso Antropofagia – Palimpsesto Selvagem, de Beatriz Azevedo, livro muito bom para quem transita nas ciências sociais. No fim desta primeira parte, a escritora ainda trata em seus ensaios de temas mais midiáticos, como o assédio à masterchef mirim do programa MasterChef Júnior.


O livro segue na segunda parte (Sem memória, não há presente),conferindo um certo engajamento em mostrar como a memória é importante para construir um presente menos suscetível ao esquecimento de tragédias e outros acontecimentos e conflitos traumáticos. Para isso, ela inicia esta parte comentando e relacionando o contexto da ditadura com um romance que eu, particularmente, adoro. É K., de Bernardo Kucinski, que semelhante ao universo kafkiano, mostra a busca frustrada de um pai pela filha. Tatiana também discorre nos ensaios sobre Lima Barreto e um dos personagens mais marcantes da nossa literatura: o herói frustrado Quaresma. Sobre a importância do passado, ela discute a obra A memória de todos nós, de Eric Nepomuceno para embasar o artigo O passado é agora. E ela conclui esta segunda parte com o emocionante relato Coisas que ela sabe.


“A arte tem esse poder de transformar emocionando. Uma pessoa, várias pessoas, um povo. É essa emoção que interessa à filosofia contemporânea. Um movimento para fora capaz de se abrir para questões da sociedade, como o luto das mulheres do filme de Eisenstein, que termina por virar uma revolução política” (p. 134)

A terceira parte (Onde há literatura, há mundo), como o título sugere, é o ápice e onde a escritora se dedica mais profundamente a mostrar como a literatura se relaciona com a realidade externa que construímos. Os nomes aqui são Melville, Clarice Lispector, Virginia Woolf, dentre outros contemporâneos, como Alexandre Vidal Porto, Gonçalo M. Tavares (que eu adoro) e até a queridinha do momento Elena Ferrante, mas também os filósofos Juan-Luc Nancy, Deleuze, Foucault.  A escritora também não nega a influência de Marguerrite Durras em sua escrita literária. O livro termina de forma fenomenal comentando o incrível O amor dos homens avulsos, de Victor Henringer.
 
“Não sei se estou sendo otimista além da conta, mas faz parte da personalidade de quem lê literatura ter esperança, mesmo diante dos cenários mais tenebrosos” (p. 142

Percebemos em suas crônicas como Tatiana se esmera em sempre relacionar literatura (e sua importância) com os fatos cotidianos que acontecem ao nosso redor, mesmo que seja do outro lado do mundo, alguns com viés político, outros, com linguagem sublimemente poética. Sua maneira leve de escrever e falar de temas tão densos, polêmicos nos faz entender como a literatura humaniza as pessoas e nos possibilita um olhar cada vez mais amplo acerca dos acontecimentos e/ou comportamentos pessoais e universais.
A edição tem orelha de Marcia Tiburi e essa capa lindona  feita pelo Estúdio Insólito. Nem precisa dizer que é um livro indicado para todos os públicos, mas principalmente para quem gosta de perceber a relação da literatura com os fatos sociais. É um livro com uma escrita que flui facilmente entre nós.

SOBRE A AUTORA:

Tatiana Salem Levy é uma escritora brasileira nascida em Lisboa, tendo aos nove meses de idade ido para o Brasil. Para além de ter a nacionalidade brasileira, Tatiana Salem Levy, tem ascendência judia, portuguesa, assim como turca. Destacou-se no seu romance autobiográfico a que deu o título de "A Chave da Casa". Tatiana Salem Levy é escritora, tradutora e doutora em Estudos de Literatura. Publicou o livro A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze (Relume Dumará) e contos na revista Ficções 11 (7Letras) e nas antologias Paralelos (Agir) e 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (Record). A chave de casa, seu romance de estréia, foi publicado primeiramente em Portugal, pela editora Cotovia.

  
FONTES E REFERÊNCIAS:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar