Pular para o conteúdo principal

Itaú Cultural faz chamada para artistas e produtores negros apresentarem projetos de audiovisual na série Diálogos Ausentes: O Negro no Cinema



As escritoras convidadas Ana Maria Gonçalves, Cidinha da Silva e Jennyfer Nascimento são as atrações deste evento cultural que pretende discutir a negritude.

O Itaú Cultural segue para o encerramento em 2016 de Diálogos Ausentes: O Negro na Arte, que trata da representação e produção negra em todos os campos das artes no país. Até 23 de outubro, o instituto recebe inscrições para a chamada aberta para artistas, coletivos e realizadores de produções cinematográficas que sejam negros e que tratem de questões raciais para apresentarem seus trabalhos no ciclo final da série, cujo tema desta vez, em mais dois encontros até dezembro, é a produção audiovisual.

No próximo dia 15, Diálogos se expande para o campo literário, como uma das atrações na programação da 9ª Mostra Cultural Cooperifa, que acontece em comemoração aos 15 anos da Cooperifa, no CEU Casa Blanca, zona sul da cidade, levando as escritoras Ana Maria Gonçalves, Cidinha da Silva e Jennyfer Nascimento. Elas apresentam a sua obra e falam sobre a participação das mulheres afrodescendentes no meio nacional da literatura.

As inscrições para a chamada aberta de trabalhos de audiovisual relacionados à proposta do Diálogos Ausentes: O Negro no Cinema devem ser feitas pelo site www.itaucultural.org.br. No dia 31 de outubro, será publicado neste mesmo endereço o resultado do sorteio de quatro trabalhos a serem exibidos nos dois últimos debates da série, marcados para 23 de novembro (quarta-feira) e 2 de dezembro (sexta-feira), ambos, na Sala Itaú Cultural.

A chamada aberta está em sinergia com a proposta do Diálogos Ausentes: O Negro na Arte, que desde abril deste ano já realizou encontros para discutir com o público questões como a representação do negro na produção cultural, estética, identidade, mercado entre outros temas no campo das Artes Visuais e Cênicas. Agora conclui abrangendo outras áreas de expressão, com debates sobre a produção no Audiovisual e, em sessão especial, na 9ª Mostra Cultural Cooperifa, na Literatura (mais informações no final do texto).

Os debates para o público
Sempre com mediação de Diane Lima, idealizadora do AfroTranscendence, evento que promove a cultura afro-brasileira contemporânea por meio de palestras, laboratórios e outras atividades pelo Brasil, os debates Diálogos Ausentes: O Negro na Arte acontecem trimestralmente, em três blocos: o primeiro, antecedido por um panorama sobre o tema do mês, apresentado por um convidado especialista na área em questão; o segundo e o terceiro, contam com participação de mais dois conhecedores da área e dois artistas ou coletivos sorteados da chamada feita com antecedência pelo próprio Itaú Cultural.

No dia 14 de outubro, o instituto abre os debates sobre a participação e a representação dos negros no Cinema no Brasil, a partir das 20h, na Sala Itaú Cultural. Em palestra aberta ao público, a pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI), no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Janaína Oliveira fala sobre os primórdios do cinema negro no Brasil.

Os próximos encontros Diálogos Ausentes: O Negro no Cinema em 23 de novembro (quarta-feira) e em 2 de dezembro (sexta-feira), novamente na Sala Itaú Cultural. Nestas duas edições, às 19h, haverá exibição de filmes dos autores convidados para cada um dos encontros e, a partir das 20h, inicia o debate, ilustrado ainda pela exibição de trechos de filmes e falas dos contemplados no sorteio da chamada aberta. A proposta é que, em cada encontro, dois artistas ou coletivos sorteados mostrem suas obras, contem sobre suas experiências e perspectivas e, mediados por Diane Lima, contribuam nas discussões sobre o tema do dia com a plateia. Todos os encontros terão interpretação em Libras e serão transmitidos simultaneamente pelo site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br).

Diálogos Ausentes na Cooperifa
No dia 15 de outubro, a partir das 18h, no CEU Casa Blanca, localizado na periferia da zona sul da cidade, o Itaú Cultural se une à 9º Mostra Cultural da Cooperifa. Esta ação dirigida pelo poeta Sérgio Vaz integra a programação comemorativa dos 15 anos deste sarau criado por ele. Assim, o instituto expande o debate Diálogos Ausentes: O Negro na Arte para o campo da literatura.

A escritora Ana Maria Gonçalves, autora do livro Um Defeito de Cor, romance vencedor do prêmio Casa das Américas (Cuba, 2007), a prosadora e dramaturga Cidinha da Silva, autora de entre outros livros, # Parem de nos matar!, de crônicas, e Canções de amor e dengo, que são poemas, e a educadora Jennyfer Nascimento, que também é atuante nos coletivos Fala Guerreira!, Núcleo de Mulheres Negras e Periferia Segue Sangrando, falam da participação das mulheres negras no mercado literário. A criadora da ação multicultural AfroTranscendence, Diane Lima também faz a mediação deste Diálogos Ausentes, agora em edição especial, para além das paredes do Itaú Cultural.

SERVIÇO
Diálogos Ausentes: Negro no Cinema
Chamada aberta para artistas, coletivos, produtores e realizadores
De 4 a 23 de outubro pelo site www.itaucultural.org.br
Resultado do sorteio: 31 de outubro

1º Encontro Diálogos Ausentes: Negro no Cinema
14 de outubro (sexta-feira)
Das 20h às 21h30
Classificação indicativa: ​livre
Sala Itaú Cultural
 254lugares
Entrada gratuita
Retirada dos ingressos na bilheteria:
Público preferencial: duas horas antes
Público não-preferencial: uma hora antes
Interpretação em Libras 
2º Encontro Diálogos Ausentes: Negro no Cinema
23 de novembro (quarta-feira)
Exibição de filme: às 19h
Debate: das 20h às 21h30
Classificação indicativa: ​livre
Sala Itaú Cultural
 254 lugares
Entrada gratuita
Retirada dos ingressos na bilheteria:
Público preferencial: duas horas antes
Público não-preferencial: uma hora antes
Interpretação em Libras 

3º Encontro Diálogos Ausentes: Negro no Cinema
Em 2 de dezembro (quinta-feira)
Exibição de filme: às 19h
Debate: das 20h às 21h30
Classificação indicativa: ​livre
Sala Itaú Cultural
  254 lugares
Entrada gratuita
Retirada dos ingressos na bilheteria:
Público preferencial: duas horas antes
Público não-preferencial: uma hora antes
Interpretação em Libras 

Itaú Cultural na 9ª Mostra Cultural da Cooperifa
Convidadas: Ana Maria Gonçalves, Cidinha da Silva e Jennyfer Nascimento
Mediação: Diane Lima  
Dia 15 de outubro, das 18h às 19h30
Local:  CEU Casa Blanca
Rua João Damasceno, 85, Casa Blanca
230 lugares
Entrada gratuita
Classificação indicativa: ​livre
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Curiosidades] Xingamentos em um português culto

Se é pra xingar, vamos xingar com um português sofisticado. Aqui neste post você vai ler algumas palavras mais cultas e pouco usadas quando se quer proferir uma série de palavrões onde a criatura não entende patavina nenhuma. Antes, porém, de você aprender algumas palavrinhas, conheça esta historieta: Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:  - Oh, bucéfalo anácrono!Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o

Resistência do amor em tempos sombrios

Terceiro e último livro de uma trilogia que a escritora gaúcha iniciou com A casa das sete mulheres, o volume Travessia encerra a Trilogia Farroupilha com um personagem que, no dizer da autora, é comum a toda a história: Garibaldi, este carismático personagem que aparece no início do primeiro livro, quando principia um amor platônico com a meiga Manuela, a filha do Bento Gonçalves. Mas como já acompanhamos nos volumes anteriores, a família da moça não compactua com o romance, impedindo, pois, o contato de ambos. Se no primeiro livro a escritora se atém a contar a história da família concomitante à Revolução Farroupilha, tendo como cenário a Estância da Barra, a casa na qual ficaram 7 mulheres da família de Bento Gonçalves, no segundo volume já temos como plano histórico a Guerra do Paraguai, além de mudar a perspectiva para o romance de Giuseppe e Anita, a mulher atemporal que provoca uma paixão no general e guerreiro italiano. Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita, sempre dava um

De Clarice Lispector para Tania Kaufmann

Conforme eu tinha anunciado ha meses, o blog Papos Literários divulgará com frequência uma série de cartas famosas do mundo da literatura ou da música. Hoje trago na íntegra a carta de uma das escritoras mais queiridinhas dos brasileiros, além de ser famigerada nestes tempos de facebook ee twitter. Confira a f amosa carta de Clarice para a sua irmã Tania Kaufmann. Clarice em sua árdua tarefa de escrever _____________________________________________ A Tania Kaufmann Berna, 6 janeiro 1948 Minha florzinha, Recebi sua carta desse estranho Bucsky, datada de 30 de dezembro. Como fiquei contente, minha irmãzinha, com certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há certas frases suas. Não diga porém: descobri que ainda há muita coisa viva em mim. Mas não, minha querida ! Você está toda viva! Somente você tem levado uma vida irracional, uma vida que não parece com você. Tania, não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar